Usuários que refizeram ligação após corte serão multados em R$ 441,51 e denunciados à polícia
Uma equipe de técnicos da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) vai percorrer todos os bairros de Santa Cruz do Sul em busca de possíveis furtos de água. O trabalho começou quarta-feira e tem como objetivo reduzir os prejuízos da estatal.
A intenção é identificar usuários que ficaram com o abastecimento interrompido por falta de pagamento, mas que romperam o lacre e voltaram a usar a água sem pagar. Não há estimativas quanto ao percentual de clientes que agem dessa maneira. No entanto, segundo o gerente Juvêncio Machado Pinheiro, situações como essas precisam ser evitadas. “Além de ser furto de água, representa um desperdício, pois quem age dessa maneira acaba consumindo mais por saber que não vai pagar”, explica.
Nos locais onde forem identificados problemas assim os usuários serão notificados e haverá registro de ocorrência policial. Além disso, a multa cobrada nessas situações é de R$ 441,51. A recomendação do gerente para evitar maiores problemas é que não sejam feitas religações após cortes. “É melhor colocar a conta em dia para não causar complicações com a polícia”, avisa.
A Corsan também disponibilizou um telefone para denúncias em casos de irregularidades. Quem ficar sabendo de alguma situação desse tipo pode entrar em contato com o escritório por meio do número 3713 2858. A identidade do informante será mantida em sigilo, e o caso investigado.
(Por Dejair Machado, Gazeta do Sul, 10/10/2008)