O senador Jefferson Praia (PDT-AM) anunciou, nesta quinta-feira (09/10), a apresentação do seu primeiro projeto de lei, que tem como objetivo introduzir nos currículos dos ensinos fundamental e médio a obrigatoriedade de estudos sobre a Amazônia. O projeto altera o parágrafo 1º do artigo 26 da Lei nº 9.394/1996, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
O texto atual diz que os currículos "devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil". Jefferson Praia está propondo que a redação desse artigo, ao final, seja "especialmente do Brasil e da Amazônia".
- Por que razão estudarmos a Amazônia? Por que razão uma iniciativa como essa? É que, se eu tiver o apoio dos meus pares, os brasileiros conhecerão muito mais a Amazônia do que conhecem na atualidade - explicou o parlamentar.
Ele disse acreditar que esse maior conhecimento será fundamental para que os brasileiros possam defender a Amazônia e obter o bom aproveitamento daquela que é uma das últimas reservas naturais do Brasil.
- O colonialismo, como forma de dominação das nações mais fortes, foi substituído por um certo tipo de globalização que insinua a pertença de certas áreas do planeta - como a Amazônia - ao patrimônio internacional, o que feriria os direitos soberanos do Brasil - acrescentou o senador.
(Agência Senado, 09/10/2008)