A bacia banha 393 municípios: 214 em Minas Gerais e 179 em São PauloRepresentantes dos 14 comitês que integram a bacia do Grande, de órgãos gestores de água de Minas Gerais e São Paulo e de fóruns de comitês reúnem-se nos próximos dois dias (9 e 10 de outubro), em Ribeirão Preto (SP), na II Oficina de Integração dos Comitês da Bacia do Rio Grande. O superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Rodrigo Flecha, vai levar para o encontro a experiência da ANA na implantação de comitês de bacias em rios de domínio da União.
Durante a oficina, será apresentado o Diagnóstico da Situação dos Recursos Hídricos do Rio Grande e será estabelecido um cronograma de atividades para a criação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Grande.
A baciaO rio Grande nasce na Serra da Mantiqueira, no município de Bocaina de Minas. Seus principais afluentes são, pela margem direita, os rios das Mortes, Jacaré, Santana, Pouso Alegre, Uberaba e Verde ou Feio; e, pela margem esquerda, Capivari, Verde, Sapucaí-Mirim, Sapucaí (mineiro), Pardo, Sapucaí (paulista), Mogi-Guaçu e Turvo.
A bacia abrange uma área de drenagem de 143.437,79 km2, dos quais 39,80% encontram-se no estado de São Paulo e 60,20% em Minas Gerais.
ServiçoII Oficina de Integração dos Comitês da Bacia do Rio Grande
Quando: 9 e 10 de outubro de 2008
Onde: Auditório Dr. Celso Antonio Perticarrari, sede do DAEE, Rua Olinda, 150 - Ribeirão Preto (SP)
(Por Denise Caputo,
Ascom ANA, 08/10/2008)