Viabilizar a implantação do Projeto de Produção de Bioenergia, através da reciclagem de resíduos orgânicos e do cultivo de biomassa para fins energéticos no município de Rio Grande é o objetivo do protocolo de intenções firmado entre o governo do Estado e a Verderis Bioenergia Ltda. A assinatura do documento foi efetivada pelo secretário do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, e pelo presidente da empresa, Floris Hubertus Kleemans, nesta quarta-feira (8), em encontro realizado na sede da Secretaria Estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais.
O projeto da empresa holandesa em Rio Grande prevê um investimento inicial de R$ 20 milhões na implantação de uma linha de produção de briquetes de madeira (serrragem prensada) e pellets (pequenos grãos de madeira), com geração de 160 empregos diretos e 300 indiretos. A Verderis também vai implantar um unidade de reciclagem de dióxido de carbono (CO2 originário dos fornos industriais locais) que via duto será canalizado para piscinas com microalgas que absorvem o CO2 e geram energia. Futuramente a empresa projeta instalar o processamento de biomassa em grande escala.
Conforme o secretário, o governo estadual vai disponibilizar à Verderis uma área de 33,37 hectares no Distrito Industrial de Rio Grande para que a empresa implemente seu projeto, cumprindo os procedimentos técnicos-legais determinados pela legislação aplicada à comercialização de áreas industriais por parte do Estado. "Esse projeto de Bioenergia trará um retorno para a sociedade, economia e meio-ambiente no Rio Grande do Sul. Além de proporcionar um importante avanço em pesquisa tecnológica no Estado", avalia Biolchi.
(Governo do Estado, 08/10/2008)