A Organização Não-Governamental Amigos do Rio Uruguai, com sede em Santa Rosa, mobiliza a comunidade da região Fronteira-Noroeste para preservação dos peixes do rio Uruguai. A piracema, período de desova dos peixes, ocorre neste período do ano. A proibição da pesca, na bacia hidrográfica do rio Uruguai no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, iniciou em 3 de outubro, quando o Ibama publicou portaria com a proibição que segue até o dia 31 de janeiro de 2009.
'Já temos sete espécies de peixes extintas: bocudo, cascudo laranja, piracamjuba, bico de pato, tambico, peixe jundiá bagre e um tipo de lambari, sem falar que a tradicional imagem do salto do dourado no pôr-do-sol no rio Uruguai, na extensão da região Fronteira Noroeste, não se vê há anos', lembra o ambientalista Lothar Kühn, de Santa Rosa, que estuda o rio há 64 anos.
A ação agora é divulgar estas informações para conscientizar a população. Kühn, que também é representante da ONG no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Rosa, auxilia na coordenação de atividades de divulgação da piracema, para despertar no cidadão a consciência da preservação do meio ambiente. As ações têm apoio do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, de Santa Rosa, Amigos do Rio Uruguai e Amigan.
'Esta é a época de procriação dos peixes, eles sobem o rio até os afluentes para colocar os ovos. Nesta locomoção, eles cansam e sentem muita fome, sendo atraídos pela isca, momento fácil de serem capturados. Pescadores fazem até arrastão com redes. Queremos conscientizá-los de que, respeitando a piracema, terá peixe por muitos anos e, se não permitirmos que procriem, mais espécies estarão em extinção', explica Kühn.
O 2º Batalhão Ambiental da BM, de Santa Rosa, realiza a fiscalização no rio Uruguai, na Fronteira-Noroeste e Missões. A proibição se estende ao rio Uruguai, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água da Bacia Hidrográfica do rio Uruguai. É proibida a pesca de qualquer categoria ou modalidade definida pela Instrução Normativa, divulgada pelo Ibama Diário Oficial da União em 3 de outubro.
(Correio do Povo, 09/10/2008)