Uma comitiva de representantes dos sindicatos Semapi, dos Engenheiros do RS (Senge/RS), dos Técnicos Agrícolas do RS (Sintargs), dos Médicos Veterinários do RS (Simvet), da Associação dos Servidores da Ascar/Emater-RS (Asae) e da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural no RS entregou ao relator da Peça Orçamentária, deputado Adilson Troca (PSDB), uma lista com mais de 25 mil assinaturas em apoio à emenda popular que suplementa em R$ 16 milhões os recursos para a Empresa no Orçamento para 2009. O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (08/10), no gabinete do relator.
Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural, que foi subscrita por todos os 55 deputados gaúchos, o deputado Elvino Bohn Gass (PT) reforçou a necessidade de garantir recursos para a reposição dos 400 servidores demitidos em 2007. Ele lembrou que a Emater, responsável pelos serviços de extensão rural e assistência técnica no RS, enfrenta dificuldades para atender à demanda em função do déficit do quadro funcional. "O valor previsto para a Emater no ano que vem é o mesmo do ano passado. Com isso, não dá para recuperar o estrago feito pelas demissões, fazer frente às demandas do Estado e tampouco dos convênios federais", alertou o petista.
O presidente do Senge/RS, José Luiz Azambuja acrescentou que a Empresa participa de projetos estruturantes de irrigação em parceria com o governo gaúcho. "Sem a reposição do orçamento, a Emater não consegue fazer este trabalho. Precisamos dos recursos para recontratar, qualificar, preparar a Empresa para atender esta demanda", explicou.
Troca disse que conversará com a governadora para saber o que pensa e o que pretende o Executivo no caso da Emater. Antecipou, porém, que o Orçamento tem recebido muitas emendas populares e de entidades. "Os limites do relator são muito grandes", justificou.
Neste sentido, o representante do Semapi, Paulo Mendes lembrou que a expectativa da Empresa era de que o Orçamento já contivesse os recursos necessários à contratação dos servidores, já que o processo seletivo da Emater está em andamento. "A suplementação que estamos propondo cria as condições para que a governadora possa cumprir o compromisso de fortalecer a Empresa, que é exigência de convênio firmado com o governo federal. Dinheiro para a Emater não gasto é investimento", arrematou.
As entidades ligadas à Emater continuarão a coletar assinaturas pela aprovação da emenda. A expectativa é alcançar a marca de 100 mil assinaturas em favor da ampliação dos recursos para ASCAR/EMATER-RS.
(Por Andréa Farias, Agência de Notícias AL-RS, 09/10/2008)