A líder da bancada tucana, deputada Zilá Breitenbach, protocolou nesta terça-feira (07/20) o Projeto de Lei 232/2008, que declara o município de Nonoai Terra Sagrada pelo exercício do ministério dos Bem-Aventurados Mártires do Rio Grande do Sul, Padre Manuel Gomes Gonzáles e Coroinha Adílio Daronch.
Este PL tem como base a Lei 12.357, que declara bens integrantes do patrimônio cultural e histórico do RS, o santuário dedicado ao Padre e ao coroinha localizado no município de Três Passos e o santuário Nossa Senhora da Luz, que abriga os restos mortais dos Mártires. Este se encontra no município de Nonoai.
Na Lei 13.001, de autoria da própria deputada Zilá, Três Passos foi declarada ‘Terra Sagrada dos Bem-Aventurados Mártires do RS, Padre Manuel Gomes Gonzáles e coroinha Adílio Daronch’. Conforme a parlamentar tucana, desta vez o Projeto de Lei tem o objetivo de homenagear também Nonoai porque foi deste município que os Mártires partiram em 1924, para uma viagem pastoral em direção a Três Passos, onde foram assaltados e mortos. “Nada mais justo, portanto, que o município de Nonoai seja também declarado Terra Sagrada pelo exercício do ministério dos Santos Mártires, beatificados pela Igreja Católica em 21 de outubro de 2007”, ressaltou Zilá.
(Por Camila Ferro, Agência de Notícias AL-RS, 09/10/2008)