Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, o republicano John McCain e o democrata Barack Obama, afirmaram nesta terça-feira (7) que estão dispostos a defender o ambiente, mas apresentaram alternativas diferentes. Em debate realizado em Nashville, o segundo de uma série de três, McCain insistiu na necessidade de uma independência energética que permita que os Estados Unidos deixem de importar a maior parte de seu combustível.
O senador republicano propôs aumentar a exploração e prospecção no território norte-americano e estimular a pesquisa em energias alternativas. Já Obama afirmou que 'é necessário explorar e aumentar a produção de petróleo, mas também pensar em como usamos a energia (...) e o que cada um de nós pode fazer para economizar em casa'.
O candidato democrata prometeu, entre outros compromissos, incentivos para a compra de veículos de consumo eficiente fabricados nos Estados Unidos, mas não no exterior. Os dois candidatos também foram questionados se dariam prioridade à energia ou ao sistema de saúde americano. Obama afirmou que "será necessário fixar prioridades, como fazem as famílias no momento de destinar sua renda", enquanto McCain afirmou que o governo "não é como uma bala, que pode atingir apenas um alvo".
(Efe, Folha Online, 08/10/2008)