Implantação de políticas de incentivo ao uso da bicicleta no Estado do Espírito Santo. Esse é o tema do Projeto de Lei nº 645/2007, que será votado na reunião desta quarta-feira (08/10) da Comissão de Turismo e Desporto da Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Al-ES). Os trabalhos acontecem logo após a sessão plenária, no Plenário “Dirceu Cardoso”, que vai até o meio-dia.
O projeto, que já passou pelas Comissões de Justiça, Cidadania e Saúde da Casa, é de autoria do ex-deputado Elion Vargas, e institui a política de mobilidade urbana cicloviária e de incentivo ao uso da bicicleta no Estado do Espírito Santo.
O autor avalia que o desafio principal do projeto é garantir a bicicleta como meio de transporte, equiparando oportunidades no espaço urbano, garantindo segurança aos ciclistas, eliminando barreiras urbanísticas e implantando infra-estrutura cicloviária.
“Apesar de bastante difundido, o uso da bicicleta não recebe a atenção devida como modalidade de transporte, fazendo com que seu uso seja considerado até mesmo como problema, devido aos constantes atritos entre a bicicleta e outras modalidades de transporte, que dividem o mesmo espaço nas vias urbanas”, defendeu.
Os membros da Comissão, sob a presidência da deputada Luzia Toledo (PTB), também devem analisar as correspondências recebidas. Entre elas, está o Ofício nº 268/2008, encaminhado pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, que contém cópias de convênios.
Além de Luzia Toledo, compõem a Comissão de Turismo o vice-presidente Dary Pagung (PRP) e os membros efetivos Freitas (PTB) e Doutor Hércules Silveira (PMDB).
(AL-ES, com a colaboração de Nadia Baptista, 07/10/2008)