GOIÂNIA (GO) - A fiscalização do Ibama no Goiás, sob a coordenação do chefe da Divisão de Gestão e Proteção Ambiental - DGPA, Pedro Alberto Bignelli, dando continuidade aos trabalhos de combate a ilícitos ambientais, como desmatamento, queimadas, comércio ilegal de produtos e subprodutos florestais e rede de tráfico de animais na Amazônia, e cumprindo mais um rodízio de equipes de fiscalização, dentro da Campanha Guardiões da Amazônia, realizou a Operação Nêmeses, no estado do Pará, mais precisamente na região de Novo Progresso, no período de 20 de agosto a 19 de setembro último.
Os números desta operação apontam para a necessidade de uma fiscalização contínua e efetiva dos órgãos ambientais, tal como o Ibama busca implementar com a utilização de Divisões de Fiscalização estaduais completas, agindo em bloco nos principais focos de desmatamento, conforme apontam os dados dos Programas Deter e Prodes do Inpe. No decorrer da Operação Nêmeses I cerca de 20 agentes percorriam uma média de 1.362 km diários em 08 viaturas, apoiados por uma aeronave, deparando e autuando todo tipo de infração ambiental.
No período foram lavrados 174 Autos de Infração, em 149 propriedades particulares, totalizando R$ 58.059.424,96 em multas aplicadas, referentes em sua maioria por: causar dano direto por desmatamento em Unidade de Conservação Federal (Floresta Nacional do Jamanxim); desmatamento e ou queimada sem o devido licenciamento ambiental; usar fogo em área agropastoril e explorar e transportar madeiras sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
A fiscalização em 14 serrarias resultou em multa para todas e o embargo da atividade de 09 delas. Houve a apreensão de 6.156,37 m³ de toras e 4.411,98 m³ de madeira serrada, especialmente das essências ipê e jatobá.
Os municípios objeto desta operação de fiscalização pelos agentes da Supes-GO foram: Novo Progresso-PA, Trairão-PA, Itaituba-PA e Altamira-PA, dois deles inclusos na lista dos 36 municípios com maior índice de desmatamento na Amazônia.
As Operações deste cunho, feitas em bloco e continuamente, deverão se estender até o efetivo controle dos desmatamentos e demais ilícitos ambientais dentro dos municípios considerados críticos pela Diretoria de Proteção do Ibama. A equipe de fiscalização do Ibama-GO nesta Operação, parte do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia – PPCDAM, ficou alojada na Base Operativa de Novo Progresso - PA e contou com a parceria do 53º Batalhão de Infantaria de Selva de Itaituba-PA e do 3º Batalhão de Polícia Militar de Santarém-PA. A coordenação logística da base operativa de Novo Progresso está sob a responsabilidade da Gerencia Executiva do Ibama em Santarém.
(Ascom Ibama, Diário do Pará, 07/10/2008)