"O setor industrial é um ator essencial no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos", afirmou MachadoUsuários de recursos hídricos do setor industrial reuniram-se nesta terça-feira (7/10) para discutir a participação do setor na implantação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Participaram da mesa de abertura o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado; o diretor de Relações Institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marco Antonio Guarita; a gerente de Meio Ambiente da CNI, Grace Dalla Pria, e secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente Urbano, Vicente Andreu.
Ainda pela manhã, Wilde Cardoso Gontijo, gerente da Superintendência de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos (SAG) da ANA, tratou da implantação dos instrumentos de gestão da água no Brasil. Os planos de bacias, a outorga de direito de uso de recursos hídricos e a cobrança pelo uso da água foram discutidos.
Mais tarde, Patrick Thadeu Tomas, também gerente da SAG, falou do processo de implementação da cobrança pelo uso da água. Em funcionamento nas bacias dos rios Paraíba do Sul e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a cobrança tem gerado recursos financeiros para recuperar e preservar os mananciais das bacias.
O 1º Encontro dos Usuários de Recursos Hídricos da Indústria é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA).
(Por Denise Caputo,
Ascom ANA, 07/10/2008)