O Dia Internacional dos Animais, que transcorre em 4 de outubro, foi comemorado em Santa Cruz do Sul no sábado. A manhã foi dedicada à valorização da natureza, brincadeiras e até bênção a cães, gatos e pássaros que foram levados à Praça Getúlio Vargas.
O encontro foi promovido pela pastoral escolar do Colégio São Luís e serviu para divulgar o Projeto Eco, que é voltado ao ambiente. Conforme o coordenador Ubirajara de Almeida, a instituição tem várias iniciativas na área. Dentre elas, citou a correta disposição do lixo e a mobilização pelo fim das sacolas plásticas. Da mesma forma, existem iniciativas no tocante à alimentação e à produção de verduras e legumes sem agrotóxicos. “Estamos aproveitando para divulgar este trabalho dos alunos e professores.”
O coordenador da pastoral, Anderson dos Santos, lembrou que o dia 4 é dedicado a São Francisco de Assis, que é o santo protetor dos ecologistas e dos animais. “Daí surgiu a idéia de trazer à praça os bichos domésticos, que fazem parte da vida de quase todas as famílias.”
Alunos do São Luís e pessoas da comunidade atenderam ao convite e foram até o local na companhia de seus bichinhos. O padre Roque Hammes, capelão da escola, deu a bênção e lembrou da história de São Francisco, que chamava os animais de irmãos.
Ainda acentuou que os animais são amigos e companheiros das pessoas e que têm uma importância muito grande para as crianças e idosos. “Eles precisam de carinho e de tratamento digno.” Para ele, quem se dá bem com os bichos também se relaciona bem com as pessoas.
Os mais paparicados
Os donos da “festa” foram os cães, de todos os portes e raças. Alguns calmos, outros apavorados com o foguetório, buzinaço, carros de som e gritaria que os cabos eleitorais promoviam no calçadão da Rua Marechal Floriano. Kalini Eduarda Padilha Ribeiro passou o tempo todo com sua poodle, a Belinha, no colo. “Ela é minha amiguinha e companheira e não quero que se assuste”, explicou. Os irmãos Lethiery e Jonathan Rott (foto) não puderam carregar no colo a Princesa, pois ela é maior do que eles. Mas os dois não dispensavam os abraços na sheepdog. Com os pêlos bem escovados, Princesa estava produzida, com fitinhas na cabeça. Lethiery disse que ela é companheira e que vive dentro de casa. “A gente está sempre com ela, cuidando e enfeitando nossa amiga.”
Flávia e Alexandre Rott, que acompanharam nos filhos à praça, residem no Bairro Goiás. Eles aproveitaram a entrevista para anunciar que Princesa está em busca de um namorado, para que filhotes nasçam por volta do fim de ano.
(Gazeta do Sul, 08/10/2008)