O senador Jefferson Praia (PDT-AM) apresentou, em Plenário, nesta terça-feira (07/10), sugestões ao governo federal para implantação de um modelo de desenvolvimento econômico e social para a Amazônia com respeito ao meio ambiente. Ele afirmou que o governo federal precisa agir de forma mais rápida e integrada para conter o aumento do desmatamento na região e criticou a atuação descoordenada entre o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
- Infelizmente, os assentamentos do Incra estão entre os maiores desmatadores da região amazônica. O órgão aparece oito vezes na lista divulgada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. O Incra desmatou milhares de hectares entre 2006 e 2008 e recebeu milhões de reais em multas. Isso não pode acontecer. Os assentamentos do Incra devem ser os primeiros a dar bons exemplos - afirmou.
Por isso, a busca de uma maior integração entre os órgãos nas ações realizadas na Amazônia e no Brasil é a primeira sugestão apresentada por Jefferson Praia. Até a conclusão do Plano Amazônia Sustentável, em elaboração pelo ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, ele disse considerar que ministérios como o do Meio Ambiente; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e dos Transportes devem planejar conjuntamente ações de curto e médio prazo para a região.
Além disso, Jefferson Praia propôs a garantia de melhores condições de trabalho para os técnicos do Incra e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ações que preparem os empreendedores do setor primário para produzir alimentos de forma sustentável na região.
(Agência Senado, 07/10/2008)