A comissão de água do estado de Queensland, na Austrália, informou hoje que poderá voltar a restringir em breve o uso da água aos moradores da Gold Coast. Isso porque a represa de Hinze, responsável pelo abastecimento da cidade, poderá chegar ainda nesta semana aos 95% de sua capacidade.
De acordo com o diretor geral da comissão, John Bradley, a cidade esteve livre das limitações desde que as chuvas cobriram a represa no início deste ano mas, segundo ele, as restrições devem ser reintroduzidas assim que a capacidade cair aos 95%. Se o percentual for atingido, acrescenta, a comissão de água poderá limitar os residentes ao uso de 170 litros de água ao dia. O uso atual atinge uma média de 185 litros diários por morador.
A preocupação com o uso excessivo e inconsciente da água no Estado não é de hoje. Devido às secas que atingiram o país no ano passado, a população de Queensland foi a primeira da Austrália a beber água contendo esgoto reciclado - única alternativa para saciar a sede da população naquele momento. A dimensão do problema pode ser medida nas palavras do então primeiro-ministro australiano John Howard. “Não há escolha. É beber ou morrer, ou seja, uma questão de vida ou morte".
A prática de beber água reciclada já é empregada em países como Estados Unidos, Grã-Bretanha e Cingapura. De acordo com a comissão, as previsões mais pessimistas apontam que o Estado pode estar completamente seco em 2009.
(Por Tatiana Feldens, AmbienteJá, 08/10/2008)