O secretário do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, reuniu-se nesta terça-feira (07), com representantes do governo e empresários holandeses, com quem tratou sobre a cooperação técnica que a Agência que a Agência de Gestão em Recursos Hídricos fará nas Bacias Hidrográficas do Rio dos Sinos e Gravataí.
A cooperação é fruto da missão liderada pela governadora Yeda Cruius realizada em agosto à Holanda, quando o governo gaúcho buscou subsídios para o enfrentamento de questões ambientais, devido ao desejo de aprimorar a política estadual de tratamento de resíduos urbanos e industriais, bem como recuperar as águas dos rios dos Sinos e Gravataí.
Conforme Otaviano Moraes, "estamos concretizando as tratativas com os holandeses para que possamos formalizar em breve esta cooperação que irá atuar no desassoreamento do Rio Gravataí e em seguida avançar na recuperação do rio dos Sinos".
BIOENERGIA - Os holandeses apresentaram ao secretário projeto de produção de bioenergia no porto de Rio Grande, que consiste na transformação de serragem em biomassa. Nesta quarta-feira (08), será assinado com o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, carta consulta para a execução do projeto. O investimento deverá ser feito em três fases, prevendo um aporte inicial de R$ 20 milhões.
Participaram da reunião a diretora-presidente da Fepam, Ana Pellini, o representante Chefe da Agência Comercial Holandesa, Philippe Schulman; o diretor da empresa Verderis, Tjtte van der Werf; o diretor da Frísia Consultoria, e o diretor da, Plano Engenharia e Imóveis, Rintje van Hattem.
(Sema, 07/10/2008)