O governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, entregou na manhã desta terça-feira (7) o Plano de Saneamento para a Bacia Hidrográfica dos Sinos para o Comitê Rio dos Sinos (Comitesinos). O trabalho, que levou mais de dois anos para ser realizado, apresenta o diagnóstico da situação e de seus impactos nas condições de vida, utilizando sistema de indicadores sanitários, epidemiológicos, ambientais, socioeconômicos e apontando as causas das deficiências detectados.
Além disso, o trabalho apresenta objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a universalização, admitindo soluções graduais e progressivas, bem como estabelece programas, projetos e ações necessárias para atingir os objetivos e as metas de modo compatível com os respectivos panos plurianuais e com outros planos governamentais correlatos, identificando possíveis fontes de financiamento.
Para o secretário Marco Alba, o Plano de Saneamento mostra a filosofia do governo: promover resultados. "Temos de agir e rápido para evitar mais danos. Temos uma responsabilidade de manter o Rio dos Sinos vivo e a vontade de que as coisas se realizem o mais rápido possível", afirma o secretário.
O presidente do Comitesinos, Silvio Klein, garante que a solução tem de ser conjunta do governo estadual e das entidades que buscam a preservação do Rio dos Sinos. "Nos aproximamos das estruturas oficiais, principalmente que tratam da área do saneamento, para resolver o problema que nos angustia", diz.
Uma vez realizado o Plano de Saneamento da Bacia Hidrográfica dos Sinos, o governo já realiza trabalho igual para a Bacia do Taquari-Antas. Participaram da reunião, além do secretário Alba e do presidente Klein, o secretário-adjunto e o diretor de Saneamento da Habitação, respectivamente Luiz Zaffalon e Jorge Gavronski; a secretária executiva do Comitesinos, Viviane Nabinger; Dílson Santos e Kátia Bichinho, representantes da Corsan no Comitesinos; José Ivo Follman, vice-reitor da Unisinos e representante da universidade no Comitesinos, e Décio Alteman e Renato Pilger, representantes da Comusa no Comitesinos.
(Sema, 07/10/2008)