Volume do combustível detalhado ainda não foi informado
Foi identificado nesta terça-feira um vazamento na unidade da Petrobrás em Tramandaí. Por volta das 12h, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) recebeu um comunicado da empresa relatando que um navio havia abalroado uma monobóia resultando em vazamento de óleo diesel.
O Ibama, às 16h30min, informou que esperava informações mais precisas para tomar alguma atitude, segundo o responsável pelo escritório regional de Tramandaí, Paulo Renato Petit Prux.
— Ficamos sabendo que não havia nada visível no mar ou na praia. Aguardamos o detalhamento do acidente para tomarmos alguma atitude. Se necessário, acionaremos o Departamento de Emergência Ambiental em Porto Alegre para que compareça ao local — alertou Prux.
Apesar da confirmação do Ibama de que teria sido alertado sobre o vazamento, a Petrobras divulgou nota às 18h53min negando o "vazamento de combustíveis ou qualquer produto nocivo à saúde humana e ao meio ambiente no interior do Terminal de Tramandaí."
A empresa afirmou, em nota, que comunicou ontem aos órgãos ambientais do estado e à Capitania dos Portos "a ocorrência com uma monobóia operada pela empresa no mar, nas proximidades do terminal". O fato teria ocorrido por volta das 8h30min, sem maiores consequências para o meio ambiente, segundo explicou a nota.
— A ocorrência foi motivada pelo leve impacto de um navio que operava no Terminal com uma das válvulas da monobóia. Como o fato não apresentou gravidade, a operação na monobóia já se encontrava normalizada por volta das 14 horas.
(Zero Hora, 07/10/2008)