Sede de entidade está sendo erguida na antiga estrada que ligava Vacaria a Muitos Capões
Cerca de 190 cachorros abandonados moram hoje na casa da presidente da Sociedade Amigo do Bicho
Vacaria - A casa da presidente da Sociedade Amigo do Bicho, Rita de Cássia Zamboni, deixará em dezembro de ser o lar de cachorros abandonados em Vacaria. Uma sede para a entidade está sendo construída na antiga estrada de ligação de Vacaria a Monte Alegre dos Campos.
A prefeitura destinou R$ 5 mil para compra de material e construção da edificação. A residência do caseiro já foi concluída e a licitação para o canil está sendo encaminhada. Um funcionário irá monitorar os bichos e limpar o local.
- Já vi os tijolos subindo e ajudei a colocá-los - orgulha-se Rita, que também é enfermeira em Caxias do Sul.
A entidade começou a tomar forma em 1998, depois de Rita ter morado durante seis anos em Caxias, onde trabalhou como fiscal de uma já extinta sociedade de proteção aos animais. Hoje, a casa da presidente, no bairro Jardim dos Pampas, transformou-se em um grande canil. Os cerca de 190 cachorros estão espalhados em casinhas no pátio e dentro da residência, que Rita divide com a mãe, Tereza Zamboni, 70 anos, e a filha Carolina, 25. A sala e a cozinha são forradas de jornais para receber os bichos, que latem insistentemente à cada visita.
Hoje, o repasse da prefeitura para a Amigo do Bicho é de R$ 300 mensais, gastos principalmente com tratamentos veterinários. Os 30 quilos diários de ração provêm de doações. Rita conta com a ajuda de outras 30 voluntárias pela causa.
Além da nova casa, a sociedade quer colocar em prática também um projeto de esterilização de animais. A idéia é castrar os bichos abandonados e aqueles cujos donos se interessarem. Atualmente, a proposta está em análise na câmara técnica do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, com previsão de entrar em votação no plenário do órgão até o final do mês. O projeto foi encaminhado ainda à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para pedir o apoio dos empresários.
- Queremos fazer uma sala para cirurgias. Estamos felizes com a nova casa, que vai melhorar o trabalho que realizamos - afirma Rita.
(Pioneiro, 07/10/2008)