Segundo sindicato de trabalhadores, lotes do Incra são pequenos demais.Desmatamento em assentamento do Incra foi mostrado pelo Fantástico.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabaporã (MT), Jurandir Joaquim da Silva, que representa os trabalhadores do assentamento do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) que encabeça a lista de desmatamentos divulgada pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, criticou o fato de os assentados serem mostrados como desmatadores.
Ele disse que para os trabalhadores rurais é praticamente impossível respeitar a reserva legal de 80% imposta na região amazônica, já que as famílias recebem lotes de apenas 60 hectares. A lei obriga os donos de terras, independente de seu tamanho, a conservarem a mata nativa nessa porcentagem de suas propriedades. Segundo Jurandir, esse é o “maior crime cometido contra o trabalhador rural”.
Reportagem do Fantástico exibida neste domingo (6) mostrou que trabalhadores do assentamento de Tabaporã tinham deixado a lavoura de lado para criar gado. A pecuária os fez derrubar toda a mata de seus sítios.
Jurandir admitiu a existência de desmatamento acima do permitido pela lei, mas alertou que o problema acontece também nas fazendas da região. “Por que não mostram as fazendas de políticos desmatadas?”, questionou.
De acordo com o sindicalista, se não forem levadas alternativas aos trabalhadores rurais do município, nada vai mudar. “Tem que fazer a política pública acontecer e chegar ao município. Tem que mostrar aos trabalhadores que o meio ambiente é importante”.
Jurandir disse ainda que há uma reunião marcada pelo Incra para os dias 19 e 20 para discutir a conservação ambiental com os assentados. Para ele, uma solução possível para evitar a devastação total é uma mudança na lei que permitisse que a reserva de mata fosse de 20%. “Do contrário, pode ter certeza que o Mato Grosso vai causar um grande transtorno, porque ninguém vai conseguir [respeitar a reserva prevista em lei].”
(Dennis Barbosa, Globo Amazônia,
G1, 06/10/2008)