A Comissão de Infra-Estrutura, Transporte, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca do Parlamento do Mercosul promove nesta semana, em Caracas (Venezuela), o Seminário de Integração Energética da América do Sul. O evento será realizado de quinta-feira (09/10) a sábado (11/10), com a participação de parlamentares e de especialistas dos países da região.
Os debates tratarão de temas como a regulamentação necessária para viabilizar a integração energética e o impacto da produção de energia sobre os preços dos alimentos. Durante o evento, também está prevista uma reunião dos integrantes da comissão com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e uma visita à empresa estatal Petróleo da Venezuela S/A (Pdevesa).
Segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), integrante da comissão, o principal objetivo do seminário é debater políticas públicas que permitam, com a participação do setor privado, uma integração no setor energético. Ele lembra que existem projetos pendentes de integração e que até o momento não se chegou a uma conclusão sobre a construção do chamado Gasoduto do Sul, que distribuiria o gás natural da Venezuela por toda a América do Sul.
O seminário será realizado na sala da Comissão Permanente de Energia e Minas da Assembléia Nacional da Venezuela (Palácio Federal Legislativo).
(Agência Câmara, 06/10/2008)