Rio - Cerca de 25 pingüins que estavam sendo tratados no Zoológico de Niterói, estão a caminho do Rio Grande do Sul, a bordo de um navio da Marinha. Eles serão levados ao mar, para que a corrente marítima ajude os pinguins na viagem de volta para casa, na Patagônia, no Sul da Argentina.
No Zoo ainda restam 60 pinguins que ainda não tem condições de saúde para realizar a mesma viagem, considerada cansativa pelos veterinários. Eles ficam em Niterói até a reabilitação.
De acordo com o veterinário André Sena Maia, antes de serem colocados de volta ao mar, os pingüins serão reavaliados pelo Centro de Reabilitação de Animais Marinhos. "Se todos estiverem bem, voltam ao mar. Caso contrário, serão tratados até terem condições de voltar para casa", disse.
Os pingüins foram alimentados com peixes e colocados em caixas de papelão, onde permanecem até chegada do navio, no porto do Rio. Já na embarcação, eles ficam em caixas d'água, que será abastecida com água do mar. Um tratador do Zoológico de Niterói vai acompanhar os animais, que hoje permanecem no navio e partem nesta terça-feira, em direção ao Sul.
(O Dia, 06/10/2008)