Um motorista de caminhão madeireiro ilegal tentou anteontem provocar um acidente com uma equipe de fiscalização do Ibama na operação Guardiões da Amazônia, na vicinal que dá acesso à comunidade de Barreiras, próximo a Itaituba, no oeste do Pará. O caminhão por pouco não atingiu o carro do Ibama, e acabou capotando com a manobra. José Benedito de Lima foi preso por tentativa de homicídio contra os fiscais, e encaminhado à delegacia do município.
Além de ser preso pelo atentado, o cidadão será autuado hoje pelo Ibama em R$ 1.800,00, e já teve o caminhão e os 6 m³ de pranchas de Angelim transportadas sem documentação de origem apreendidos. Ele tem vinte dias para apresentar defesa contra o auto de infração ou pagar a multa, e deve responder criminalmente pelo atentado contra os fiscais do Ibama.
Os agentes do Ibama flagraram o cidadão transportando as pranchas madeira sem documentação de origem, e enquanto conduziam o veículo para o pátio do órgão, na subida de uma ladeira, o motorista do caminhão tentou atingir o veículo da fiscalização que o seguia de perto, fazendo a escolta. “Quase ocorreu uma tragédia, foi por muito pouco mesmo”, conta o chefe do escritório do Ibama em Itaituba, Rafael Della Nina, que participava da ação.
(Ascom Ibama, Diáro do Pará, 06/10/2008)