O primeiro centro para armazenamento de resíduos nucleares da Hungria estará operacional em 2010, anunciou o presidente da Academia Nacional das Ciências (MTA), durante a inauguração das instalações de controlo em superfície do futuro depósito em Bataapati, 176 quilómetros a Sul de Budapeste.
“O centro nacional de armazenamento de resíduos nucleares de Bataapati terá a mais completa oferta da tecnologia actual relativamente às questões de segurança”, declarou Jozsef Palinkas, presidente da MTA.
As instalações inauguradas hoje, cuja construção começou em 2006, constituem a primeira fase deste complexo e podem albergar até três mil contentores de resíduos nucleares provenientes da única central nuclear do país, situada em Paks, cem quilómetros a Sul de Budapeste. Esta central tem quatro reactores e produz entre 160 e 170 metros cúbicos de resíduos nucleares por ano. O desmantelamento da unidade, previsto acontecer dentro de 20 anos, produzirá outros 20 mil metros cúbicos de resíduos, explicou um porta-voz da central.
Em 2010, o centro de armazenamento terá uma ampla cavidade subterrânea aberta num bloco de granito onde serão guardados, em contentores de betão, os resíduos de radioactividade média e forte. O custo do projecto chega aos 152 milhões de euros e será financiado pelas empresas que produzem os resíduos radioactivos.
(AFP, Ecosfera, 07/10/2008)