A Cooperativa Languiru, com sede em Teutonia, irá sediar projeto-piloto dentro dos parâmetros do Fórum Estadual de Produção Mais Limpa (PmaisL), conforme termo de compromisso assinado entre a Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURGS) e a Secretaria do Meio Ambiente. Os detalhes do projeto serão apresentados ao secretário Otaviano Moraes, em data a ser marcada.
Os produtores e os integrantes do Fórum propuseram, durante o encontro realizado na sexta-feira (3) em Teutonia, a integração dos dados dos produtores de suínos através de um programa coordenado pelo professor, Enio Giotto, da Universidade de Santa Maria, que possibilita online o rastreamento dos produtores.
Será elaborado um questionário com as informações necessárias ao cadastro dos produtores para que a suinocultura se adeque às normas e legislação. Assim, as granjas estarão se qualificando à produção sustentável, afirmou o presidente da ACSURGS, Valdecir Folador. O objetivo, segundo a coordenadora do Fórum PmaisL, Ana Cruzat, é facilitar o produtor com novas tecnologias e informação.
O professor Paulo Stein, da Univates, integrante do comitê de gerenciamento da Bacia Hidrográfica do RioTaquari, sugeriu formas de tratamento e reaproveitamento dos dejetos gerados pelos suínos, transformando-os em fertilizante através de compostagem ou gás. Os recursos para a implantação do projeto piloto deverão vir do CaixaRS, porém a modelagem ainda está em fase de estudos.
(Governo do Estado, 06/10/2008)