Durante todo o mês, e principalmente durante a Semana Mundial dos Animais, de 4 a 11 de outubro, a WSPA Brasil e as suas afiliadas reservam uma programação especial em homenagem aos animais. O destaque é o lançamento do filme “Animais: Seres Sencientes” em 41 cidades brasileiras e no Distrito Federal.
Criado em 1931 por um grupo de ecologistas em Florença, na Itália, o Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, inicialmente tinha como objetivo fazer as pessoas refletirem sobre o perigo da extinção das espécies.
Desde então o dia passou a abranger todos os animais e a ser comemorado mundialmente, despertando nossa consciência para tratá-los com mais respeito, valorizando seu bem-estar e mantendo-os livres dos maus-tratos e da crueldade.
O lançamento do filme “Animais: Seres Sencientes” acontecerá durante a Semana Mundial dos Animais por todo o Brasil, através de atividades promovidas pela WSPA e suas afiliadas, e também pelo IBAMA em Manaus.
O vídeo procura mostrar que, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas, todos os animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes) são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir dor, medo, prazer, alegria e estresse – além de terem memória e até saudade.
Para transmitir esses conceitos, o documentário conta com a participação dos maiores especialistas em bem-estar animal do Brasil e do mundo, que falam de maneira clara e didática sobre os animais (de companhia, de produção, selvagens, de entretenimento, etc.).
Declaração Universal
A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) lançou, em junho de 2006, um importante documento para estabelecer critérios uniformes para a proteção dos animais em todo o mundo: a Declaração Universal de Bem-Estar Animal – DUBEA.
Um acordo que estabelece diretrizes básicas de bem-estar, reconhecendo os animais como seres sencientes (que têm sentimentos) e sua proteção como importante meta para o pleno desenvolvimento social das nações.
A WSPA lidera uma coalizão mundial de organizações que apóiam a campanha Para Mim os Animais Importam, cujo objetivo é recolher o maior número possível de assinaturas até 2010 e levar o plenário da Organização das Nações Unidas a votar a DUBEA.
Com isso, a WSPA pretende garantir métodos efetivos para coibir práticas de maus-tratos aos animais, criando parâmetros internacionais de orientação. A DUBEA viria a influenciar legislações de diversos países, encorajando-os a criar ou a melhorar suas leis voltadas ao bem-estar animal.
Leia mais: Semana Mundial dos Animais no Brasil
(EcoAgência/WSPA, 05/10/2008)