Série de cinco reportagens sobre trabalhadores de canaviais, produzida para a TV Brasil. As três primeiras apresentam o trabalhador submetido, explorado até o seu limite pelo patrão, a terra esgotada pela monocultura. Das condições de vida dos cortadores de cana e suas famílias, que chegam do Maranhão e de outras regiões miseráveis em Guariba - cidade que bóia no mar de cana do interior de São Paulo - às viúvas dos canaviais, que perderam seus maridos sob a pressão de um sistema vicioso de lucro por produtividade.
A quarta e quinta reportagens revelam uma revolução social e econômica, ainda plantando cana. Uma alternativa a um modelo que gera toda a riqueza para um grupo muito pequeno de pessoas, baseada na exploração do homem e da terra, no sofrimento de ambos.
O projeto Catende-Harmonia é um alento, uma esperança e um basta! No interior de Pernambuco, trabalhadores de uma usina que chegou a ser a maior da América Latina, decretaram sua falência, assumiram coletivamente a direção da empresa, transformaram em cooperativa e romperam com uma cultura de exploração do agricultor, da concentração de poder e recursos. Deram certo. São exemplo.
Catende é considerada uma das maiores experiências brasileiras em auto-gestão e economia solidária. Em terras de reforma agrária, diversificaram a lavoura, preocupados também com o meio ambiente, e melhoraram muito a qualidade de vida de mais de quatro mil famílias. Reinventaram suas próprias vidas, num processo de desenvolvimento humano (mas também econômico) profundo.
(Cooperativa de Comunicação Catarse, Agência Chasque, 05/10/2008)