O município de Ituporanga ganhará em breve um parque ambiental e social para atender os jovens carentes da região e para ajudar na preservação do meio ambiente. Com floresta nativa e poucos animais, parte da área de 3,3 hectares foi adquirida com recursos de transações penais e ajustamentos de conduta propostos pelo Promotor de Justiça Adalberto Exterkötter. A Fundação Fucas arcou com o custo da parte remanescente. Orçado em mais de R$ 2 milhões, a primeira etapa do projeto deve ser inaugurada em novembro.
Administrado pela Fucas e pela Associação de Proteção Ambiental Mão D'Água, o Parque Ingo Altenburg abrigará trilhas, torres de observação, lago com peixes ornamentais e viveiro para o cultivo de plantas. Também está programado um museu para exposição, auditório, refeitório, cozinha, ginásio poliesportivo e salas de aula, salas de informática, música, dança e artesanato. Inicialmente o parque terá espaço para atender 300 jovens - 150 pela manhã e 150 à tarde.
As atividades que serão desenvolvidas no local foram diagnosticadas por meio de um levantamento realizado com os moradores da região. As crianças e os adolescentes indicaram como prioridades curso de informática, futsal, dança e vôlei. Os adultos, que serão atendidos futuramente, também pediram aulas de informática, costura e eletricidade. Mas os cursos que serão administrados no local possibilitarão ainda a formação de novos profissionais, como guardas de parque. Essa mão-de-obra poderá ser utilizada no próprio parque.
Localizada no Alto Vale do Itajaí, a agricultura é a principal atividade dos sete municípios que compõe a Comarca de Ituporanga - Leoberto Leal, Atalanta, Imbuia, Petrolândia, Vidal Ramos, Chapadão doLageado e Ituporanga. "Num primeiro momento o parque atenderá a comunidade menos favorecida de Ituporanga. Mas a idéia é atender todos os sete municípios da Comarca", diz o Promotor de Justiça Adalberto Exterkötter.
Para o Assessor da Presidência da Fucas, Carlos Henrique Clímaco, as atividades do parque irão conscientizar os jovens da necessidade de preservar o meio ambiente. "Nada melhor do que conscientizar demonstrando", diz Clímaco.
(Coordenadoria de Comunicação Social
MP-SC, 03/10/2008)