Parte da fachada de um edifício foi arrancada em rua do bairro Petrópolis
O vendaval que atingiu Porto Alegre na madrugada de domingo, chegando à velocidade de 80 quilômetros por hora, deixou um rastro de estragos, incluindo a queda de parte da fachada de um prédio residencial na rua Augusto Loureiro Lima, no bairro Petrópolis. Na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, a força do vento fez um outdoor tombar sobre fiações na altura do número 1591 e uma janela tombar em plena avenida Sertório.
O vigilante Diego Azevedo Lima assistia à televisão na guarita do condomínio no bairro Petrópolis quando ouviu um estrondo, à 00h15min. Ele imaginou que o barulho tinha sido provocado pela queda de um dos coqueiros do jardim frontal. Para sua surpresa, a poucos metros da guarita, grande quantidade de tijolos de seis furos e placas de granito tinha sido arrancada do prédio pelo vento e obstruído o acesso principal, destruindo corrimão, portão de ferro e gradil de proteção do prédio. Parte dos destroços caiu sobre a calçada e, segundo Lima, por pouco não atingiu um Fiat Palio que estava estacionado na frente do condomínio.
A fachada caiu em toda a extensão do primeiro andar e em parte do segundo, assustando moradores do condomínio e da vizinhança, que saíram à rua para ver o que tinha ocorrido.
Conforme o diretor da Divisão de Controle da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Paulo André Machado, a fachada do prédio foi isolada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. Ele disse que a Smov verificará hoje a documentação referente ao prédio para saber se há laudo em vigor. Adiantou ainda que será solicitada a apresentação de novo laudo da construção residencial, que tem sete andares.
(Correio do Povo, 06/10/2008)