Os vereadores de Novo Hamburgo Ito Luciano (PMDB), Lorena Mayer (PDT), Jesus Maciel Martins (PTB) e Cleonir Bassani (PSDB) apresentaram, na atual legislatura (2005-2008), várias propostas que permitem o aproveitamento de energias alternativas. Os projetos foram discutidos e votados
É de Ito Luciano a proposta de criação de postos de coleta de óleo vegetal usado para posterior fabricação de biodiesel. O projeto propõe a integração de escolas, feiras, restaurantes, bares e demais instituições interessadas ao programa. O biodiesel gerado deverá ser dividido entre as entidades participantes e a prefeitura. Apresentado em 2007, a iniciativa de Ito foi consagrado pela Lei Municipal nº 1647/2007.
Lorena Mayer propôs incentivos à instalação de aquecedores de água solar nas novas edificações do município, tais como residenciais com mais de 200m², escolas, creches, hospitais, indústrias e hotéis. A proposta aprovada está definida pela Lei Municipal 1673/2007.
Jesus Maciel Martins definiu em Lei Municipal de nº 1642/2007 o controle e aproveitamento do uso de água em imóveis vinculados direta ou indiretamente à administração pública. Propôs a instalação de torneiras automáticas e vasos sanitários com controle de vazão de água. Incluiu a substituição de porta-toalhas por aparelhos de ar quente e instalação de mictórios com válvulas automáticas de controle de água.
Cleonir Bassani (PSDB), através de projeto de resolução, sugeriu que a Câmara Municipal construa uma cisterna para aproveitamento da água da chuva, a partir da coleta das calhas e do próprio telhado. A água poderá ser utilizada na limpeza das áreas externas do prédio e na manutenção dos jardins.
(Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, 02/10/2008)