O Governo britânico criou hoje um novo Departamento para a Energia e Alterações Climáticas e entregou-o ao secretário de Estado Ed Miliband, irmão mais novo do ministro dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, no âmbito da reestruturação do executivo, revelada hoje pelo primeiro-ministro Gordon Brown.
Até agora, a política energética britânica e a estratégia climática estavam divididas em duas equipas governamentais diferentes: o Berr (Department for Businessm Enterprise and Regulatory Reform) para a Energia e o Defra (Department for Environment, Food and Rural Affairs) para as alterações do clima.
Até ao momento, Downing Street ainda não revelou o nome formal para o novo departamento nem a equipa de Ed Miliband.
O instituto Green Alliance espera que a iniciativa permita uma abordagem integrada para a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). “Já não era sem tempo a criação de um departamento de Energia e Alterações Climáticas”, comentou o director do instituto, Stephen Hale, citado pela BBC online. “Ed Miliband vai receber uma pilha bem alta de questões que a velha estrutura não resolveu. O novo departamento coloca as alterações climáticas onde merecem, com o seu lugar próprio no Governo”.
A Comissão para o Desenvolvimento Sustentável (SDC), criada por Tony Blair para funcionar como organismo conselheiro do primeiro-ministro para o Ambiente, vê na formação do novo departamento um passo na direcção certa. “Esta mudança vai facilitar a tomada de decisões conjuntas numa área crucial para o Reino Unido e para o mundo”, comentou a vice-directora da SDC, Rebecca Willis.
Já o instituto Policy Exchange tem uma opinião mais cautelosa. “Está longe de garantido que o novo departamento, liderado por Ed Miliband, vai resolver a actual confusão da política energética britânica”, comentou o responsável Ben Caldercott.
(Ecosfera, 03/10/2008)