Lisboa é uma das 35 cidades que se candidataram ao título de primeira "Capital Verde Europeia", uma nova iniciativa da Comissão Europeia que visa distinguir as cidades na vanguarda de uma "vida urbana amiga do ambiente". O executivo comunitário anunciou que 35 cidades de 17 países europeus apresentaram as suas candidaturas para os prémios anuais de 2010 e 2011.
A Comissão explicou que um painel de avaliação irá "filtrar" as candidaturas, escolhendo seis cidades (três para 2010 e outras três para 2011), às quais serão solicitadas apresentações mais detalhadas, e no final do corrente ano apresentará as suas recomendações a um júri, que tomará a decisão final. O anúncio das duas primeiras Capitais Verdes Europeias, para 2010 e 2011, terá lugar numa cerimónia prevista para o início de 2009.
Espanha e a Alemanha são os país com mais cidades candidatas, a primeira com Múrcia, Pamplona Sabadell, Saragoça, Valência e Vitoria-Gazteiz. Alemanha com Bremen, Friburgo, Hamburgo, Hanôver, Magdeburgo e Munique. Depois a Finlândia candidata-se com Espoo, Helsínquia e Tampere. Com duas cidades a Holanda candidata-se com Amesterdão e Roterdão; França com Bordéus e Montpellier; Suécia com Estocolmo e Malmo; Lituânia com Kaunas e Vílnius e a Polónia com Lodz e Torun. Por fim o Reino Unido candidata-se com Bristol, a Roménia com Cluj-Napoca, a Dinamarca com Copenhaga, a Irlanda com Dublin, a Noruega com Oslo, a República Checa com Praga, a Letónia com Riga e Áustria com Viena.
(Lusa, Ecosfera, 02/10/2008)