Especialistas chilenos da Universidade de Valdivia, da Marinha e cientistas americanos da Nasa (agência espacial americana) iniciarão neste domingo, dia 5, a expedição aérea Gelo 3, na qual estudarão os efeitos do aquecimento global sobre a Antártica chilena com sensores de última geração.
A missão – a terceira após as realizadas em 2002 e 2006 – medirá, entre outras, a plataforma de gelo flutuante de Wilkins, que, durante a primeira metade deste ano, experimentou o colapso de mais de 600 quilômetros quadrados de superfície, indicou um comunicado oficial.
Adicionalmente, os cientistas pretendem realizar controles aos Campos de Gelos da Patagônia Norte e Sul, cujas geleiras experimentaram uma das maiores reduções do planeta nas últimas décadas.
Os objetivos científicos da expedição incluem determinar mudanças de elevação (balanço de massa) e adquirir dados de espessuras e estrutura interna das geleiras da Península Antártica. Além disso, a missão estudará o estado, a dinâmica e a evolução das geleiras, em particular daquelas que alimentam plataformas de gelo flutuante que tenham colapsado no passado, recentemente ou que possam colapsar no futuro próximo.
(Efe, clic RBS, 03/10/2008)