Legislativo fez o lançamento da promoção do Instituto Borboleta Azul
A 4ª edição do Prêmio de Responsabilidade Ambiental foi lançada na Assembléia Legislativa gaúcha. A distinção a empresas e personalidades, promovida pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, apontará destaques em 14 categorias, entre elas a de controle de poluição e gestão ambiental. Os homenageados receberão os troféus no dia 17 de dezembro, no Theatro São Pedro, na Capital. A premiação tem o apoio da AL, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) e da Fundação Zoobotânica.
No lançamento, o presidente do instituto, José Roberto Ramos, ressaltou que é preciso incentivar iniciativas a favor do meio ambiente, como reciclagem e uso responsável dos bens naturais. 'Queremos agradecer àqueles que fazem alguma coisa para evitar a destruição maior da natureza', declarou. O presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira (PMDB), destacou que o prêmio parabeniza o esforço diário de empresas e de pessoas para preservar o meio ambiente e evitar sua degradação. 'Os três pilares precisam ser pensados juntos, para que exista equilíbrio', frisou.
O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, Alberto Oliveira (PMDB), disse que aumentou a consciência da sociedade sobre a importância do meio ambiente. 'A legislação avançou e muito. Atualmente, há trabalhos de preservação sendo feitos desde a escola. Seria irresponsabilidade não pensarmos no futuro', assinalou. Segundo o chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, que já recebeu o troféu quando foi secretário estadual do Meio Ambiente, o desafio é unir gestão ambiental e práticas sustentáveis. Para ele, todos querem o título de que promovem desenvolvimento responsável, porém muitos têm dificuldade em colocar as propostas em prática. O presidente da ARI, Ercy Torma, salientou que a questão ambiental é um assunto fundamental para a vida das pessoas. 'Temos que discutir hoje para não sofrer com os problemas ambientais depois', enfatizou.
Informações e inscrições pelo site. Os interessados têm até o dia 25 de novembro para encaminhar a documentação. Os vencedores serão escolhidos por meio de uma comissão especial do Instituto Latino-Americano.
(Correio do Povo, 05/10/2008)