É possível comprar no mercado os mais diversos tipos de dispositivos prometendo reduzir o consumo de gasolina. Nenhum até agora, porém, resistiu aos testes feitos por fontes independentes.
A história pode começar a mudar, com o anúncio feito por um físico da Universidade de Temple, nos Estados Unidos. Ele colocou o seu próprio dispositivo redutor de combustível em um Mercedes-Benz a diesel e alcançou uma redução no consumo de combustível de espantosos 20%.
Redutor de consumo de combustível
Segundo Rongjia Tao, seu aparelho consiste em um tubo eletricamente carregado que pode ser colocado em série com o bico injetor. Utilizando a energia da bateria do veículo, o dispositivo cria um campo elétrico que reduz a viscosidade do combustível, permitindo que ele seja injetado no motor na forma de gotas menores. Essa melhor vaporização do combustível leva a uma queima mais eficiente e mais limpa.
"Nós esperamos que o equipamento tenha larga aplicação em todos os tipos de motores de combustão interna, nos atuais e nos futuros," diz Tao, acrescentando que acredita ser possível melhorar ainda mais o rendimento do aparelho.
Redução no consumo de diesel
O aparelho foi testado durante seis meses em um motor diesel, apresentando economia de 20% na estrada e entre 12 e 15% na cidade. Agora o pesquisador irá avaliar o rendimento em motores a gasolina, biodiesel e querosene.
A tecnologia foi licenciada para a empresa Save The World Air, Inc., que está testando o redutor de consumo de combustível em uma frota de caminhões. Segundo a empresa, em uso misto, os caminhões estão apresentando economia entre 6 e 12% no consumo de diesel.
Bibliografia
Electrorheology Leads to Efficient Combustion
R. Tao, K. Huang, H. Tang, D. Bell
Energy & Fuels
September 2008
Vol.: ASAP Article
DOI: 10.1021/ef8004898
(Inovação Tecnológica, 02/10/2008)