A Alcoa acaba de lançar, em parceria com a organização americana Pew Center on Global Climate Change (Centro Pew sobre Mudança Climática Global), o programa pioneiro Make an Impact (Cause um Impacto), que indica o que cada um pode fazer para reduzir os impactos ambientais que causam mudanças climáticas e aumento do custo da energia.
O objetivo dessa iniciativa é fornecer ferramentas para que os funcionários da Alcoa e os cidadãos das comunidades onde a Empresa atua administrem a emissão individual de carbono, reduzam os gastos com energia e ajudem a aliviar o problema das mudanças climáticas.
Entre as ferramentas fornecidas pelo programa Make an Impact estão: . Site interativo com ferramentas e recursos para reduzir gastos com energia elétrica e viver de maneira mais sustentável. Calculadora de carbono personalizada, com análise de percurso individual e plano de ação personalizado, de acordo com os números obtidos, e Workshops interativos.
Eileen Claussen, presidente do Pew Center, elogiou o projeto: “Geralmente achamos que as soluções para a mudança climática e redução de gastos com energia só podem vir das empresas e do governo, mas isso não é verdade. Para que cada um faça a sua parte, firmamos uma parceria com a Alcoa Foundation, tornando isso viável. Esperamos que esse programa seja uma referência na contagem pessoal de carbono, tanto no âmbito da Empresa como na comunidade e pretendemos compartilhar este programa com nossos parceiros comerciais em um futuro próximo.”
Klaus Kleinfeld, presidente e CEO da Alcoa Inc., afirmou que essa iniciativa se insere na estratégia global da Empresa, de liderar o esforço em favor da estabilidade climática. A Alcoa já reduziu suas emissões de gases de efeito estufa em 33% desde 1990. Além disso, em 2007 a Alcoa Foundation investiu mais de US$ 8 milhões em projetos comunitários voltados às mudanças climáticas.
“A mudança climática é o aspecto da sustentabilidade mais crítico da atualidade. Para alcançar resultados concretos todos devemos agir – em todas as frentes e em todos os níveis, individualmente e em conjunto”, afirmou Kleinfeld.
“Nossos 97 mil funcionários descobrem diariamente novas formas de enfrentar esse desafio e nossos produtos também desempenham um papel fundamental nesse processo. O alumínio pode ser reciclado infinitamente, consumindo apenas 5% da energia necessária para a fabricação de um novo metal. Além disso, no setor de transportes, torna os veículos mais leves, contribuindo para a redução do uso do combustível.”, acrescentou.
“Ao oferecer ferramentas aos funcionários e às comunidades do entorno, para que compreendam e administrem seus impactos ambientais, estamos ajudando-os a se tornarem parte da solução do problema da mudança climática mundial. Porque, como indivíduos, podemos fazer a diferença, mas, se trabalharmos juntos, conseguiremos realmente provocar um impacto”.
O programa Make an Impact foi inspirado na bem-sucedida experiência realizada pela Alcoa Foundation na Austrália, em 2006, em associação com a entidade australiana Greening.
Nos Estados Unidos o programa Make an Impact entrou em vigor em 18 de Setembro e será implementado inicialmente em nove unidades da Alcoa naquele país, devendo abranger a seguir outras comunidades norte-americanas e no exterior.
O Pew Center e a Mudança Climática global - A organização americana Pew Center on Global Climate Change, uma organização sem-fins lucrativos, apartidária e independente, foi criada em 1998 para tratar de temas relacionados às mudanças climáticas globais. É especializada no fornecimento de informações confiáveis, respostas diretas e soluções inovadoras ligadas a essa área.
O Centro é composto por líderes empresariais nas esferas regional, estadual, federal e internacional e sua missão é conseguir a implantação de uma política federal sobre mudança climática, pelo governo dos EUA e um acordo climático internacional vigente a partir de 2012.
O Conselho Empresarial de Liderança Ambiental, criado pelo Pew Center, é um grupo formado por 42 companhias do ranking Fortune 500, com faturamento conjunto superior a US$ 2 trilhões e mais de quatro milhões de funcionários. Essa é a maior entidade empresarial dos EUA dedicada à promoção de uma política nacional e de soluções empresariais, com foco na mudança climática.
O Pew Center é também um dos fundadores da influente Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), criada em 2007 e da qual a Alcoa também participa.
Perfil da Alcoa
Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções.
A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.
Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade.
(Revista Fator, 02/10/2008)