A Companhia Estadual de Geração e Transmissão (CEEE-GT/AG) e a Fundação Brigada Militar assinaram, nesta quinta-feira (02/10), convênio para a realização de atividades de patrulhamento, fiscalização e educação ambiental, voltadas à preservação, conservação e melhoria do meio ambiente na área de abrangência dos reservatórios de Passo Real e Maia Filho, ambas do Sistema Jacuí.
Segundo a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Maria Aparecida Loss dos Santos, a assinatura do convênio é muito importante para a Companhia, pois viabiliza parceria para atuação, rápida e direta, na identificação de problemas e nos encaminhamentos necessários. "Com esta ação conjunta entre a CEEE e a Brigada, estaremos, também, intensificando a atuação da empresa na educação ambiental informal junto às comunidades do entorno dos reservatórios".
O comandante do Batalhão Ambiental, major César Tadeo Amaral Nunes, explicou que a Brigada uniformizou os procedimentos para combater o crime ambiental em todas as localidades. O intuito do Batalhão Ambiental é fiscalizar e, através da educação preventiva, formar multiplicadores de educação ambiental.
Pela CEEE, o documento foi assinado pelo presidente Sérgio Camps de Moraes, e diretor de Geração, Sérgio Souza Dias. Além do major Tadeo, a Brigada esteve representada pelo presidente da Fundação da Brigada Militar, coronel Arlindo Bonete Pereira. A CEEE e a Brigada Ambiental já são parceiros na Divisão do Sistema Salto, onde atuam junto aos reservatórios de Salto, Blang, Divisa, Herval, Toca, Passo do Inferno e Canastra, e na Divisão do Sistema Jacuí, nos reservatórios de Capígui, Forquilha, Ernestina e João Amato.
(Governo do Estado, 02/10/2008)