A iniciativa da Parceiros Voluntários com o projeto Óleo Futuro está prestes a gerar uma forma de renda para as voluntárias que abraçaram a idéia da fabricação caseira de sabão. Um grupo de cerca de dez pessoas já estuda as alternativas, legislação e passos importantes para a formação de uma cooperativa. Elas já tiveram eventos relacionados ao cooperativismo com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, Elemar Walker, e do assessor do STR no Vale do Rio Pardo, Diego Kiffer, além de Roberto Alceu Felten e Luís Henrique Grossini, de Porto Alegre, especializados em contabilidade de entidades sociais.
A coordenadora da Parceiros Voluntários, Celi Dillenburg, destaca que a iniciativa partiu do próprio grupo de voluntárias, que se reúne nas terças-feiras no bairro Brands para a confecção de receitas de sabão. Como o trabalho está dando certo, elas estão em busca de informações para tornar o negócio lucrativo para as donas de casa envolvidas.
Desde que o projeto foi inciado em parceria com as entidades Rotary Club, Centro Assistencial João XXIII e Secretaria do Meio Ambiente, já foram recolhidos 618 litros de óleo de cozinha usado. Este material é encaminhado para que as voluntárias façam sabão e, por enquanto, ele é distribuído para as famílias.
Com mais de cem pessoas envolvidas, a Parceiros Voluntários tem oito instituições cadastradas que recebem orientações e contam com ações de pessoas voluntárias cadastradas e organizadas através da PV. Fazem parte do cadastro as entidades Liga Feminina de Combate ao Câncer, Hospital São Sebastião Mártir, Paresp, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casva, Museu, Adevida e João XXIII. Também a PV está engajada em projetos como o “ Cidade Nova mais feliz” e da “Escola de Futebol Infantil Ataliba Rodrigues, do Nego”.
Quem quiser participar doando óleo pode acondicionar o produto em recipiente fechado como garrafas pet, latas com tampas fechadas, ou vidros, e podem deixá-los nos pontos de recolhimento: Lehma Bonfim, Lenz, Imec, Krofam, Rede Vivo, Frey e no Sesc.
(Folha do Mate, 02/10/2008)