SANTARÉM (PA) - O governo federal ainda não anunciou quais serão os projetos que serão beneficiados com um bilhão de dólares que serão doados ao Brasil pelo governo da Noruega até 2015. O dinheiro, porém, será investido em ações de preservação da floresta amazônica, de acordo com o anúncio do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc.
De acordo com o Daniel Penteado, chefe da Floresta Nacional do Tapajós, nunca houve um investimento tão grande, por parte de uma nação parceira, em preservação ambiental no Brasil. Mas ele alertou que a liberação desse recurso acontecerá se efetivamente houver uma redução na taxa de desmatamento no país.
Penteado explicou também que uma parte desse dinheiro será repassada pelo Ministério do Meio Ambiente a todos os estados que compõem a região amazônica. No entendimento do chefe da Flona, o Pará deve receber a maior parcela desses recursos, por conta de todo o histórico de desmatamento que vem sendo apresentado pelo Estado.
Ele afirma que “é bastante provável que a gente tenha investimentos em projetos de desenvolvimento sustentável, como o Projeto Ambé e projetos de utilização de produtos não madeireiros”.
(Por Juscelino Ferreira, Diário do Tapajós, Diário do Pará, 02/10/2008)