A proibição à circulação dos veículos demasiado poluentes nos centros das cidades, já em vigor em 13 cidades alemãs, foi hoje alargado a outras doze, entre elas Munique e Frankfurt. Esta medida, dirigida às viaturas que emitem demasiadas partículas finas, aplica-se ainda a várias cidades da cintura industrial do Ruhr (Oeste), entre elas Duisbourg, Essen, Bochum, Gelsenkirchen e Wuppertal.
A medida implica que, todas as viaturas ligeiras ou caminhões que queiram circular em determinadas zonas devem ostentar no vidro da frente um selo, de cor verde, amarela ou vermelha, segundo o nível de poluição que causem. Os veículos demasiado poluentes não podem obter nenhum destes selos e, por isso, não poderão circular naquelas zonas. A multa para a infracção é de 40 euros.
Estão excluídos deste condicionamento os veículos que transportem doentes ou carros agrícolas, de bombeiros e militares. As autoridades esperam ainda convencer os proprietários dos veículos antigos a equipá-los, se possível, com filtros de partículas.
O Clube Automóvel Alemão (VDC) saudou o alargamento desta medida, já em vigor desde 1 de Janeiro de 2008 em 13 cidades alemãs. "É um importante passo para conseguirmos ar limpo para todos", reagiu um responsável do VDC, Hermann-Josef Vogt, em comunicado.
(AFP, Ecosfera, 01/10/2008)