O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgou os ganhadores do Prêmio Professor Samuel Benchimol 2008. Foram distribuídos R$ 65 mil por categoria.
O objetivo principal do prêmio é a identificação de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da região amazônica. O prêmio foi instituído em 2004 pelo MDIC e pela Confederação Nacional da Indústria, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus, o Banco da Amazônia e as federações de indústrias da região amazônica.
Na categoria Ambiental, o ganhador foi Ederson Augusto Zanetti e Marcelo de Castro Souza, da Associação dos Produtores Rurais do Vale do XV, de Guarantã do Norte (MT), com a “Proposta de criação do serviço de carbono rural da Amazônia”.
Em segundo lugar ficou Cláudio Urbano Bittencourt Pinheiro, da Universidade Federal do Maranhão, e em terceiro, Alexandre Kemenes, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A categoria Econômica-Tecnológica foi vencida por Carmelita de Fátima Amaral Ribeiro, Kil Jin Park e Miriam Dupas Hubinger, da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas, com o projeto “Desidratação osmótica e defumação líquida para a obtenção de piraíba seca com melhor qualidade sensorial”. Pesquisadores do Inpa ficaram com a segunda colocação, seguidos por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão.
Na categoria Social o primeiro lugar ficou com Ecio Rodrigues, da Universidade Federal do Acre, com o projeto “Extrativistas e área protegida do Acre”, seguido por Márcio Antônio da Silveira, da Universidade Federal do Tocantins, e Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em Rondônia.
O prêmio na categoria Personalidade foi concedido a Armando Dias Mendes, da Universidade Federal do Pará. Mendes foi presidente do Banco da Amazônia, professor colaborador da Universidade de Brasília, secretário-geral do Ministério da Educação, consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Também dirigiu a Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia e presidiu a Associação dos Economistas de Língua Portuguesa.
Mais informações, clique aqui.
(Agência Fapesp, 02/10/2008)