Determinação judicial foi cumprida pela prefeituraCom base numa decisão judicial, a Prefeitura de Florianópolis derrubou um galpão de madeira, que ficava ao lado do Shopping Iguatemi.
O imóvel estava em cima de uma área de preservação do manguezal da região.
O diretor de controle ambiental da Floram, Bruno Palha, disse que a medida visa à recuperação do terreno, que pertence à União, mas está sob gestão do município. Trata-se de uma área de manguezal, dentro do Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi.
Ele informou que o primeiro passo foi a derrubada do galpão, para depois ser iniciado um projeto de recuperação ambiental.
- Queremos tornar a área apta para procriação de vida - explicou o diretor.
No local, conhecido como Fazendinha, também havia três cabeças de gado, um porca com seis leitões e dois cachorros. O dono dos animais já foi notificado para retirar os bichos ainda nesta semana.
Já o dono do barraco, Francisco Souza, estava acompanhando a derrubada da construção. Ele disse que esperava por essa decisão, já que adquiriu o terreno, em 1985, sem documentação.
- Fiz negócio de otário. Já tinha desistido disso aqui há muito tempo - disse Souza, que assumiu a responsabilidade pela recuperação da área.
- Irei recuperar, mas também vou virar fiscal do terreno. Não vão construir nada aqui!
(Por JÚLIA ANTUNES LORENÇO,
Diário Catarinense, 01/10/2008)