A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (30) que vai passar a exigir o uso de madeira certificada de construtoras e empresas do segmento imobiliário para conceder financiamento de obras. A medida faz parte de um acordo assinado pelo banco com o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
A Caixa vai exigir que construtoras apresentem até o fim da obra o DOF (Documento de Origem Florestal), guia emitida pelo Ibama e usada para identificar a madeira legal. Também deve ser entregue uma declaração contendo as espécies, quantidades e destino final das madeiras na obra.
"A exigência do documento permitirá que as madeiras utilizadas sejam oriundas de florestas nativas com planos de manejo florestal, ou com autorização de desmatamento -devidamente licenciadas pelo órgão ambiental competente, ou de florestas plantadas, com planos de manejo florestal licenciados", afirma a presidente do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho.
A partir de janeiro de 2009, uma cláusula será incluída nos contratos para tornar obrigatória a apresentação dos documentos --caso haja irregularidades, o Ibama deve aplicar penalidades.
(Folha Online, 30/09/2008)