Na noite da última segunda-feira, por volta das 22h30min, o Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar montou uma barreira na BR 153 próximo ao trevo do Aeroporto Comandante Kramer para averiguar a denúncia de que um automóvel Chevette estaria vindo de Aceguá com produtos contrabandeados.
Os PMS abordaram um veículo com as características indicadas, mas nada foi encontrado no automóvel. Atrás do carro estava uma camioneta S10 com placas do município de Luís Eduardo Magalhães do estado da Bahia. Ao revistar a camioneta os policiais encontraram uma grande quantidade de insumos agrícolas sem documentação.
Encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de Bagé, os dois ocupantes da S10 admitiram ter comprado os produtos em Aceguá. Em depoimento eles afirmaram ao delegado titular da DPF, Carlos Fagundes Vieira, plantarem arroz e possuírem uma distribuidora de alimentos nos estados da Bahia e Tocantins. No veículo estavam 20 caixas de inseticida contendo 10 unidades de um litro, cada. Também foram apreendidos 15 caixas de herbicida com 12 litros do produto.
De acordo com o delegado Vieira, os acusados foram presos em flagrante por crime de contrabando de agrotóxicos, enquadrados no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais 9605/98, que prevê a pena de reclusão de um a quatro anos, mais sanções administrativas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente de dos recursos Naturais Renováveis (Ibama). Após lavrado o flagrante os indiciados foram recolhidos ao Presídio Regional de Bagé
(Jornal Minuano, 01/10/2008)