Um gás misterioso provocou a interrupção do trabalho na montadora de computadores Positivo Informática, localizada na Rua João Bettega, em Curitiba, na madrugada desta terça-feira (30). Uma funcionária, que preferiu não se identificar, disse que perto de 40 pessoas passaram mal. A assessoria de imprensa da empresa confirmou a intoxicação de oito funcionários.
O problema teria começado por volta das 4 horas, ainda no turno da madrugada, quando aproximadamente 500 pessoas trabalhavam na linha de montagem. Um gás externo, ainda não identificado, teria invadido o prédio. Mas ninguém percebeu imediatamente, pois o gás não tinha cheiro. Os funcionários só perceberam algo estranho quando começaram a passar mal.
A equipe de segurança da empresa prestou os primeiros socorros para as vítimas. Duas tiveram que ser levadas para o hospital, mas estão fora de perigo, informou a assessoria da empresa. O Corpo de Bombeiros foi chamado para vistoria o prédio. A equipe do turno da manhã, que começa a trabalhar normalmente por volta das 6 horas, esperou cerca de uma hora até que o prédio fosse liberado.
Segundo a funcionária que trabalha neste turno, os funcionários voltaram a passar mal. Ela conta que as pessoas começaram a tossir, ficaram com o rosto roxo e alguns chegaram a vomitar. A suspeita da funcionária é que pessoas que trabalham em uma obra de expansão da fábrica teriam perfurado uma tubulação de gás.
A empresa afirma que o problema atingiu apenas os funcionários do primeiro turno. Depois da vistoria dos bombeiros ninguém mais teria passado mal. O Corpo de Bombeiros deve analisar amostras do gás coletadas no local para terminar o tipo de produto e a procedência.
(
Gazeta do Povo, 30/09/2008)