O projeto do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é uma ação propositiva de governo para efetivar o ordenamento territorial, a gestão ambiental e servir de norteador das políticas públicas, mas também gerar benefícios ao setor produtivo privado. Foi o que afirmou o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, durante a abertura dos debates sobre o ZEE da BR-163 e Transamazônica, junto a 46 representantes de instituições governamentais e não governamentais, na última quinta-feira (25), em Altamira, região do Xingu.
Segundo Monteiro, entre os objetivos da ação de governo estão o de socializar as informações técnicas, científicas e legais sobre a construção do ZEE pelos órgãos federais e estaduais, além de assegurar recursos para dotar os órgãos municipais de infra-estrutura necessária para gerar o ZEE em seus próprios municípios.
O coordenador do ZEE, Adriano Venturieri, apresentou os resultados dos estudos técnicos e científicos sobre o zoneamento da BR-163 e Transamazônica, demonstrando que a integração de dados sociais e ambientais produzidos pelos órgãos de pesquisa estaduais e federais contribuirá para a gestão territorial e também como balizador de políticas publicas no Pará. A Minuta do Ante-Projeto de Lei, que trata do ZEE sobre a BR-163 e Transamazônica, será encaminhada no próximo mês de outubro à Assembléia Legislativa. O documento recebeu contribuições de estudiosos, pesquisadores e cientistas durante o evento.
(Agência Pará, 30/09/2008)