A Rio Grande Energia (RGE) aplicará mais de R$ 1,2 milhão na primeira ação do Programa de Eficiência Energética (PEE) em escolas gaúchas. O investimento atenderá 77 escolas de nove municípios, que poderão reduzir o consumo de energia. A execução do projeto está sendo organizada em parceria entre RGE e Coordenadorias Regionais de Educação (CREs/SEC), responsáveis pelas escolas estaduais participantes. Estão previstas instalações de conjuntos de iluminação mais eficientes nas escolas e substituição de aparelhos de ar condicionado antigo por novo. Escolas municipais de cidades adimplentes com RGE também serão beneficiadas pelo PEE.
A previsão da RGE é concluir as obras até o final deste ano. A iniciativa beneficiará escolas em Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Taquara, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Rosa, Erechim e Santo Ângelo. 'Focaremos o trabalho nas deficiências que identificamos nos estabelecimentos e que reduzem a eficiência energética', adianta o engenheiro-eletricista da Divisão de Projetos Especiais da RGE e coordenador do projeto, Cristian Sippel.
Com o programa, a RGE busca o desenvolvimento de projetos junto a comunidades de baixo poder aquisitivo, indústrias e órgãos públicos voltados à utilização racional de energia elétrica e de equipamentos eficientes, contribuindo para a preservação dos recursos naturais. A intenção é contribuir também para ampliação da consciência da sociedade sobre o tema, subsidiando o desenvolvimento econômico e social da área em que se atua. A RGE é a distribuidora de energia elétrica da região Norte-Nordeste do RS. A empresa atende a 262 municípios.
(Correio do Povo, 01/10/2008)