Com o tema "Vamos Cuidar de Ananindeua", mais de 300 pessoas, entre alunos, professores, autoridades e representantes da comunidade em geral participaram, nesta terça-feira (30), da I Conferência Municipal Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua. O evento foi uma realização da parceria entre as Secretarias Municipal de Educação (SEMED) e de Agronegócios e Meio Ambiente (SEAMA) de Ananindeua.
A conferência foi voltada para alunos das escolas públicas, privadas, urbanas e rurais do Ensino Fundamental. O representante do Ministério da Educação, Marcos Cruz, falou emocionado ao ver a participação de tantos jovens engajados em prol da preservação do meio ambiente. "Basta olhar os cartazes, maquetes, todos esses trabalhos – isso sim que é uma lição de cidadania", disse ele orgulhoso.
Segundo os organizadores, dentre os principais objetivos desta I Conferência, estavam a discussão sobre o fortalecimento da Educação Ambiental no município de Ananindeua, propiciando à comunidade o desenvolvimento de atitude responsável e comprometida com as questões sócio-ambientais locais e globais. Além do reconhecimento das responsabilidades individuais e coletivas quanto a esse tema planejando ações que contribuam para transformações da qualidade de vida na escola e na comunidade.
Ainda pela manhã, a apresentação da peça teatral "Urubu Cheiroso", agitou a garotada que interagiu com os atores da companhia CLEAN SERVICE. O urubu e a cobra, personagens da peça, falaram com muito humor da relação e responsabilidade do homem com a preservação do meio ambiente. No final do evento, foram escolhidos os cartazes mais criativos sobre o tema.
(Ascom PMA, Diário do Pará, 30/09/2008)