A conscientização ambiental por parte das empresas não é mais vista apenas como um fator de diferenciação no mercado, pois agora há a compreensão de que cada um tem que fazer a sua parte para que a comunidade tenha um desenvolvimento sustentável. A afirmação é do presidente da Comissão de Saúde e Meio ambiente, deputado Alberto Oliveira (PMDB), durante o lançamento do IV Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS, lançado nesta terça-feira (30/09), na Assembléia Legislativa.
Segundo ele, verifica-se, atualmente, um trabalho muito maior na sociedade com o objetivo de preservar a vida das gerações futuras. “Um exemplo é a realização de atividades de conscientização nas escolas, por meio do incentivo à educação ambiental”, lembrou o parlamentar. Agraciado recentemente com o Prêmio Springer Carrier – ARI Por um Rio Grande Maior, na categoria “Ação Social e Meio Ambiente”, Alberto Oliveira avalia que o papel dos deputados vai muito além da função regimental de legislar e fiscalizar atividades. “É nosso dever participar e estimular ações que possam melhorar as condições de vida de todos”, disse.
Criado em 2005, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o IV Prêmio de Responsabilidade Ambiental/RS busca reconhecer e homenagear o esforço de empresas e cidadãos comprometidos coma produção consciente e a com a utilização de conceitos e ecoeficiência. Com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), a distinção é organizada pelo Instituto Latino-Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul.
(Por Neusa Santos, Agência de Notícias AL-RS, 30/03/2008)