Na manhã desta terça-feira (30/09), o secretário-adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, entregou os alvarás de licenciamentos para a implantação das obras da Pequena Central Hidrelétrica Toca do Tigre, localizada no Rio Turvo, municípios de Bom Progresso e Braga e também para as obras de instalação da PCH Marco Baldo – Rio Turvo, entre os municípios de Braga e Bom Progresso.
A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), que acompanhou pessoalmente a tramitação dos decretos governamentais e a liberação dessas licenças ambientais, não pôde comparecer ao ato da assinatura dos alvarás, mas foi representada pelo seu chefe de gabinete, Davi Severgnini. Entre os presentes também estava o prefeito de Braga, Hermes Ienerich. Para ele “essas usinas de geração de energia elétrica vão gerar empregos e movimentar a economia dos municípios envolvidos. Felizmente a Deputada Zilá esteve ao nosso lado nesse processo, o que garantiu agilidade na liberação do Decreto e do Alvará Ambiental.”
Também compareceram à reunião o Dr. Rafael Ferreira, diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas; Mauro Heinle, chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente; o engenheiro civil Jaime Johnson; o assessor do prefeito de Campo Novo, Aurino Rospide filho e o secretário de administração de Campo Novo, Dirceu de Souza Diesel Jr.
(Por Camila Ferro, Agência de Notícias AL-RS, 30/09/2008)