Na quarta-feira passada (24/09) a Legislatura da Província de Córdoba sancionou por unanimidade uma Lei Provincial que proíbe a atividade mineira de metal a céu aberto, mineradora de minerais nucleares em todas as suas etapas, e o uso de substâncias contaminadoras, tóxicas e perigosas em todas as etapas da atividade mineira de minerais metalíferos.
A sanção da Lei é um êxito para os atores da sociedade civil organizada que se mobilizaram em favor da vida, pelo direito à água, contra o saque e a contaminação e para garantir o direito de todos os habitantes da província a viver em um ambiente são, princípio consagrado na Constituição Nacional e Provincial.
A província de Córdoba é uma das principais provedoras de materiais para a construção da Argentina, elementos que se obtêm através da exploração mineradora tradicional, atividade da qual vivem numerosas famílias em distintos departamentos da província.
A Lei sancionada a partir do consenso da Legislatura não afeta a fonte trabalhista das famílias, já que na atualidade não se estão realizando explorações do tipo das que a nova lei proíbe. Os representantes do povo cordobés, com exceção dos legisladores Eduardo Bischoff e Augusto Varas, que se abstiveram na hora de votar, fizeram com que a província de Córdoba fosse pioneira ao incorporar em um artigo específico o rechaço à mineradora nuclear.
(Adital, 30/09/2008)